#6 Conheça 4 Dicas para um guarda-roupa mais sustentável

O ano de 2021 viu o setor ecologicamente correto, em expansão, crescer exponencialmente. Foi definitivamente um ano muito intenso pelas várias circunstâncias onde todos nós aprendemos bastante.

 

 

Depois de um longo hiato, os desfiles reabriram ao público em geral, tapetes vermelhos começaram a proliferar com celebridades novamente, e as compras em todo o mundo viram um enorme boom, especialmente depois que as restrições pela pandemia se reduziram.

 

Mas 2021 também foi o ano de reflexão e conscientização, especialmente quando se trata de eco sustentabilidade. Não parece, mas a indústria da moda tem um forte impacto ambiental cobrindo muitos aspectos, incluindo o uso de produtos químicos, consumo de água, emissões de CO2 e geração de resíduos.

Esses fatores são aqueles que causam um impacto crescente no meio ambiente e, infelizmente, estão em constante crescimento.

De acordo com os dados da Fashion For Good*, o consumo de roupas crescerá drasticamente até 2030, em mais de 65%.

 

 

Designers de renome internacional, incluindo Valentino, Armani e Balenciaga, finalmente decidiram seguir essa tendência, especialmente no que diz respeito ao uso de peles em suas novas coleções.

 

No passado, eram apenas ativistas dos direitos dos animais que combatiam o uso desproporcional dessas roupas na indústria da moda.

Agora a situação é completamente diferente. Na verdade, o objetivo de muitos é eliminar permanentemente qualquer pele de sua coleção.

 

Afinal, você sabe, a moda é um reflexo puro do que a sociedade está passando. E esse período também serviu para fazer o mundo inteiro refletir sobre uma série de questões que afetarão muito as gerações futuras.

De acordo com o relatório de 2020 da Lyst** sobre moda sustentável, a pesquisa de palavras-chave relacionadas à sustentabilidade aumentou 37%, e até mesmo a palavra-chave “vegan skin” excede 30.000 pesquisas mensais. Acreditem… são números sempre crescentes.

 

Não é de admirar, então, que até mesmo as grandes casas de moda internacionais tenham se movido para aumentar novos métodos em apoio a uma moda que está se tornando cada vez mais ecológica.

 

A NATTZ preparou para vocês 4 dicas para um guarda-roupa mais ecológico em 2022:

 

  1. Prefira e prestigie as pequenas marcas pois, elas sempre são capazes de ser mais sustentáveis do que grandes cadeias;

 

  1. Sempre verifique a composição das peças, quanto mais fios houver, menor a sustentabilidade;

 

  1. Escolha os tecidos ecológicos, sem pesticidas, inseticidas ou outros produtos químicos. Nos tecidos verdadeiramente ecológicos, ervas daninhas são removidas manualmente e fertilizantes naturais são usados;

 

  1. Faça uma análise crítica das suas roupas. Quantas delas estão paradas no armário? Em muitos casos menos é mais. Escolha pela qualidade e sustentabilidade ao invés de maior quantidade que no fim fica obsoleto no nosso guarda-roupa.

 

E é isso por agora pessoal! Fiquem ligados que em breve traremos mais novidades!

 

Até logo!

 

 

*Lançada em 2017, a Fashion For Good é uma plataforma internacional que conecta marcas, produtores, varejistas, fornecedores, organizações sem fins lucrativos, inovadores e financiadores para juntos transformarem a indústria da moda em uma força para o bem. Conta também com um museu em Amsterdam!

** Lyst é um site especializado em consumo on-line que pesquisa o comportamento de mais de 5 milhões de consumidores.